Home Quem Somos Opinião Contactos
Museu Nacional de Soares dos Reis
Como marcar
A marcação de uma visita de grupo terá de ser feita com o mínimo de duas semanas de antecedência, através do preenchimento e envio da ficha de pré-inscrição, para o Serviço de Educação.
O Museu confirmará a possibilidade da visita através de uma resposta por e-mail, por fax ou por correio.
Informações pelo telefone 351 223 393 787, às Segunda e Terças.
Conselhos úteis
Não pretenda ver o museu todo de uma vez. Dez obras bem observadas valem mais que 100 obras vistas de corrida. Quando uma obra de arte, ou simplesmente um objecto das colecções cativar o olhar... demorar aí, sem pressas, contemplando e descobrindo o que atrai, porquê, que associações ocorrem...
Ao observar uma pintura imagine-se a entrar dentro do espaço do quadro. Que sons, que texturas, que aromas, que sensações visuais e emotivas pode experimentar? Imagine um título para a obra. Compare-o com o que está na tabela.
Ao observar uma escultura vista-lhe a pele, ande à sua volta e explore-a de diversos ângulos e repare como se modifica a forma, os volumes, a luz...
Ao observar um objecto descubra características imediatas que podem revelar a
época e técnica(s) utilizadas na sua produção. O local de origem e os materiais de que é feito. A relação entre a forma e a função. Por quem foi usado? Que significado(s) lhe podemos atribuir?... Estabeleça comparações com outras peças.
Ao longo da visita faça pequenas pausas para registar esboços rápidos ou frases.
Seja curioso, consulte os textos de sala.
No fim da visita... qual foi a imagem que lhe ficou mais presente? Porquê? Conte aos amigos...
Copyright Porto Digital 2006 - Todos os direitos reservados