Home Quem Somos Opinião Contactos
Museu de História da Medicina “Maximiano Lemos
Serviços
Biblioteca

A Biblioteca do Museu reúne monografias e periódicos de Medicina, na sua maioria doados por instituições e particulares ou adquiridos por compra da Direcção da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Biblioteca e gabinete do Serviço Educatico
Loja

A Loja do Museu disponibiliza publicações acerca do Museu, das suas colecções e dos eventos científicos de maior destaque promovidos pelo Museu ou lembranças que divulgam o seu património (postais, baralho de cartas, por exemplo).
Loja do museu
Auditório

O Museu de História da Medicina “Maximiano Lemos” pertence à Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e usufrui, pela proximidade de serviços, o benefício de poder utilizar o espaço da Aula Magna ou dos anfiteatros da Faculdade.
Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto Anfiteatro da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Serviço Educativo

O Serviço Educativo realiza visitas orientadas, às quais afluem com frequência alunos do ensino secundário, investigadores e público em geral; prepara acções de formação de acordo com o tema solicitado e organiza textos de apoio.
Missão
O Serviço Educativo do Museu tem como missão contribuir para a formação na área da História da Medicina e Museologia na Medicina.
Objectivos
– Proporcionar aos estudantes e ao público em geral o contacto com as colecções e seus significados;
– Apoiar os estudantes e investigadores – nomeadamente das Ciências da Saúde – na formação e na investigação ao disponibilizar a informação contida nas obras ou periódicos, pertença do Museu ou do Serviço de Documentação e Iconografia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Estes materiais facultados ajudam a melhor conhecer o passado da Medicina Nacional e Estrangeira desde o século XVI à actualidade e à fácil compreensão da evolução do livro médico antigo. O Museu faculta ainda a informação resultante do intercâmbio estabelecido com instituições relacionadas com a História da Medicina ou a Museologia Médica, que permite definir linhas de investigação comuns onde a experiência portuense e portuguesa é incentivada e apreciada. Faculta ainda os pareceres dos responsáveis pelos Serviços da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto para a compreensão do significado e função das doações feitas a esta Instituição.
Serviços Educativos Biblioteca e gabinete do Serviço Educatico
Copyright Porto Digital 2006 - Todos os direitos reservados