Home Quem Somos Opinião Contactos
Museu Nacional de Soares dos Reis
Escultura
A colecção de Escultura reúne cerca de seiscentas peças de arte sacra e civil, compreendidas entre os séculos III e XX.
Dentro da diversidade da Escultura sacra salienta-se a imaginária dedicada à Virgem com peças em madeira polícroma e em Pedra de Ançã do século XIV ao XVI, onde se incluem peças de produção nacional e estrangeira. Naquelas distinguem-se imagens do século XIV em calcário, como uma imagem de Santa Clara e uma Nossa Senhora do Ó atribuída à oficina coimbrã de Mestre Pero.
O núcleo mais completo da colecção é constituído pela obra de António Soares dos Reis (1847-1849). Inclui provas académicas que realizou enquanto aluno e professor da Academia Portuense de Belas-Artes, modelos em gesso e obras finais em mármore ou passadas a bronze, realizadas ao longo da sua carreira. Destacam-se obras como “O Desterrado” (1872-74), prova final de bolseiro em Escultura no estrangeiro, a “Flor Agreste” (1878-1881), como obra de criação livre, ou ainda o busto de encomenda onde atingiu o máximo no "Busto da Inglesa” (1887), considerado como um dos melhores retratos do realismo em Escultura.
Na transição do século XIX para o século XX destaca-se a obra de Teixeira Lopes. Entre os escultores do século XX estão representados na colecção António de Azevedo, Diogo de Macedo, Francisco Franco, Joaquim Correia, Lagoa Henriques, Gustavo Bastos e Canto da Maia.
algumas peÇas da colecÇÃo
 Em destaque
O Desterrado
Sarcófago romano
Santa Clara
Nossa Senhora do Ó
Infância de Caim
Vítimas da miséria
Cabeça de Negra
Cabeça de rapaz
Florinda
Cabeça de senhora
 Em destaque
Estátua do Conde de Ferreira
Estátua de Brotero
Flor Agreste
Busto da Inglesa, Mrs. Leech
Ismael
Cabeça de Senhora
Beijo (ou Baiser)
 Em destaque
Nossa Senhora do Leite
Copyright Porto Digital 2006 - Todos os direitos reservados