Home Quem Somos Opinião Contactos
Museu da Ciência da Escola Secundária Rodrigues de Freitas
História
Em 1902, o Arquitecto Marques da Silva projecta o edifício, Liceu Central do Porto D. Manuel II, em substituição do da rua de S. Bento da Vitória. Inicialmente a localização seria na rua D. Manuel II, posteriormente abandonada devido à irregularidade do terreno.
Com a implantação da República a designação do liceu foi alterada para Rodrigues de Freitas; na ditadura voltou à designação monárquica, regressando em 1974 à designação de Rodrigues de Freitas.
Em 1918, o Arquitecto projecta-o para mil alunos e será implantado nos terrenos do extinto Priorado de Cedofeita.
Após sete anos o projecto inicial sofre uma remodelação. O Liceu Rodrigues de Freitas diferencia-se de outros da época, estando nele presentes as Arte Nova e Arte Déco. O Liceu obedece a uma simetria em que o eixo central marca a zona administrativa, onde se inclui o actual museu, e os restantes eixos ordenam corredores com forma quadrangular fechada. As quatro alas são separadas por um jardim central e dois laterais.
Em 1932, o Arquitecto entregou ao reitor as chaves da parte concluída do edifício, ficando em acabamentos as habitações do reitor e dos funcionários.
O Liceu possui ainda um amplo espaço recreativo ao ar livre e uma piscina desactivada.
1 |  |  

Espaço interior
Copyright Porto Digital 2006 - Todos os direitos reservados