Home Quem Somos Opinião Contactos
Viniportus » Das uvas ao vinho » Castas por região
As castas presentes nos solos da região do Douro e dos Vinhos Verdes são extremamente variadas e algumas são cultivadas exclusivamente nestas regiões. As instituições vitivinícolas regulam a plantação de castas, elaborando para cada região vitivinícola, uma lista de castas recomendadas e uma lista de castas autorizadas. Aqui apresentamos algumas das castas mais relevantes em cada região produtora.

Castas por região

Castas brancas

Castas tintas

Vinhos Verdes
Douro e Porto
Branca
Arinto (sin. Pedernã)
Alvarinho
Avesso
Loureiro
Trajadura
Tinta
Borraçal
Espadeiro
Vinhão
Branca
Rabo de Ovelha
Malvasia Fina
Gouveio
Tinta
Touriga Nacional
Touriga Franca
Tinta Roriz
Tinta Amarela
Tinta Barroca
Tinto Cão
Vinhão
Casta de grande expansão, é cultivada em toda a Região, pela sua qualidade e dado ser a única casta regional tintureira. Produz mostos naturalmente mais ricos em açúcares que o Espadeiro, Amaral e Borraçal (e o contrário com a acidez total), dando vinhos de cor intensa, vermelho granada, de aroma vinoso, onde se evidenciam os frutos silvestres (amora e framboesa), com sabor igualmente vinoso, encorpado e ligeiramente adstringente. Casta vigorosa e regular na produção, goza de boa afinidade com a maioria dos porta-enxertos usados na Região.
Tinto Cão
A casta Tinto Cão é cultivada no Douro desde o século XVIII, contudo como era pouco produtiva nunca foi muito apreciada pelos agricultores. Por volta dos anos 80, descobriu-se que esta casta possui óptimas características para a produção de vinho do Porto. \nA casta Tinto Cão é muito utilizada na produção de vinhos de lote, originando vinhos carregados de cor e de aromas delicados e florais. \nA Tinto Cão possui cachos muito pequenos e de maturação tardia. É muito resistente a doenças e à podridão, além de suportar temperaturas muito elevadas.
Copyright Porto Digital 2006 - Todos os direitos reservados