Viniportus » Das uvas ao vinho » Castas por região
As castas presentes nos solos da região do Douro e dos Vinhos Verdes são extremamente variadas e algumas são cultivadas exclusivamente nestas regiões. As instituições vitivinícolas regulam a plantação de castas, elaborando para cada região vitivinícola, uma lista de castas recomendadas e uma lista de castas autorizadas. Aqui apresentamos algumas das castas mais relevantes em cada região produtora.
Casta de grande expansão, é cultivada em toda a Região, pela sua qualidade e dado ser a única casta regional tintureira. Produz mostos naturalmente mais ricos em açúcares que o Espadeiro, Amaral e Borraçal (e o contrário com a acidez total), dando vinhos de cor intensa, vermelho granada, de aroma vinoso, onde se evidenciam os frutos silvestres (amora e framboesa), com sabor igualmente vinoso, encorpado e ligeiramente adstringente.
Casta vigorosa e regular na produção, goza de boa afinidade com a maioria dos porta-enxertos usados na Região.
Tinto Cão
A casta Tinto Cão é cultivada no Douro desde o século XVIII, contudo como era pouco produtiva nunca foi muito apreciada pelos agricultores. Por volta dos anos 80, descobriu-se que esta casta possui óptimas características para a produção de vinho do Porto. \nA casta Tinto Cão é muito utilizada na produção de vinhos de lote, originando vinhos carregados de cor e de aromas delicados e florais. \nA Tinto Cão possui cachos muito pequenos e de maturação tardia. É muito resistente a doenças e à podridão, além de suportar temperaturas muito elevadas.
Copyright Porto Digital 2006 - Todos os direitos reservados