Home Quem Somos Opinião Contactos
B.I. da peÇa

Engrenagem de evolventes (Sistema Reuleaux)

Onde estou
Outras PeÇas em destaque
Descrição
Mecanismo formado por um parafuso sem fim que faz mover uma engrenagem. Por sua vez, esta, através de transmissão por correia faz movimentar dois veios paralelos, que formam uma engrenagem cilindrica evolvente e dois circulos. Um suporte com fio de algodão representa o plano da cicloide.
Ilustra o estudo do movimento independentemente da forma (cinemática), permitindo a sua interpretação mais objectiva, através da observação directa dos mecanismos. Neste caso específico, mostra como a forma evolvente dos dentes do mecanismo mantém um rácio de velocidade constante entre as duas engrenagens e como a forma cicloidal do mecanismo é gerada pelo rolamento de um círculo no outro.
ColecÇÃo
Mecânica
Proveniência
Adquirido em Paris para o Museu Tecnológico do Instituto Industrial do Porto em 1883.
Materiais
Ferro, latão, madeira, plástico e algodão
NÚmero de inventÁrio
MPL381OBJ
Núcleo
Núcleo de Mecânica
Autor
Franz Reuleaux ( 1829 - 1905 )
Medidas
Altura: 43 cm
Largura: 19 cm
Comprimento: 36 cm
Função
Ilustrar o estudo do movimento independentemente da forma (cinemática), permitindo a sua interpretação mais objectiva, através da observação directa dos mecanismos. Neste caso específico, mostra como a forma evolvente dos dentes do mecanismo mantém um rácio de velocidade constante entre as duas engrenagens e como a forma cicloidal do mecanismo é gerada pelo rolamento de um círculo no outro.
A destacar
Estes modelos são um testemunho importantíssimo para a história da cinemática moderna e do seu criador, Franz Reuleaux.
Copyright Porto Digital 2006 - Todos os direitos reservados