Home Quem Somos Opinião Contactos
B.I. da peÇa

Serviço de mesa (incompleto)

Onde estou
Outras PeÇas em destaque
Descrição
Serviço de mesa composto por duas terrinas, um prato coberto, uma cafeteira, uma leiteira, uma cesta, três travessas, dois pratos de água quente, dois pratos de sopa, dezanove pratos rasos, dois pratos de sobremesa, dois covilhetes e um prato.
Porcelana branca com decoração polícroma a verde, rosa, azul, castanho, amarelo e dourado. Todas as peças têm as armas de D. António de São José de Castro e a decoração de fundo é feita com grinaldas de folhagem dourada sobre verde.
ColecÇÃo
Cerâmica
Proveniência
Feito na China, por encomenda ocidental; pertenceu ao bispo do Porto, D. Frei António de S. José de Castro; entre 1911 e 1933 esteve à guarda da Câmara Municipal do Porto; desde 1933 pertence ao espólio do Museu Nacional de Soares dos Reis.
Materiais
Porcelana
Função
Serve para conter e servir alimentos e bebidas.
Núcleo
Neoclássico
Data
Cerca de 1800
Local execução
China
Técnicas
Porcelana moldada, de fundo branco, com pintura sobre o vidrado a verde, azul, rosa, castanho, amarelo e dourado.
NÚmero de inventÁrio
4 Cer MNSR
A destacar
O serviço é chinês, mas as formas e decoração das peças são ocidentais. A decoração é muito rica. Este bispo é uma figura pública ligada à história nacional e em particular da cidade do Porto. Esteve à frente da diocese durante as invasões francesas e fazia parte da Junta Governativa.
Copyright Porto Digital 2006 - Todos os direitos reservados