Home Quem Somos Opinião Contactos
B.I. da peÇa

Contador das Cenas Familiares

Onde estou
Outras PeÇas em destaque
Descrição
O pequeno contador apresenta em pintura policroma quarenta cenas narrativas que se desenrolam nas superfícies exteriores e interiores, laterais e fundos das nove gavetas. As cenas, não sequenciadas, são divididas em episódios, numa narrativa onde se distinguem duas personagens que compõem o casal, um português e sua mulher, provavelmente hindú, e onde o indivíduo é projectado como protagonista de práticas de sociabilidade e de um mundo afectivo. O móvel apresenta igualmente em pintura policroma uma decoração ornamental, floral e animal.
ColecÇÃo
Mobiliário
Data
1570-1580
Local execução
Norte da Índia ou território do Grão-Mogol
Materiais
Madeira de teca, folhas de ouro, placas de tartaruga, pintura policroma, marfim, cobre dourado.
Função
Móvel portátil destinado à guarda de valores ou jóias.
Núcleo
Arte Oriental
Autor

Desconhecido
Proveniência
Aquisição do Instituto Português de Museus em 2003
Medidas
Altura: 20 cm
Largura: 31 cm
Profundidade: 21 cm
Técnicas
Estrutura em madeira de teca e aplicação de folhas de ouro, é revestido exteriormente por placas de tartaruga cujo verso recebeu pintura policroma. A pintura foi directamente aplicada sobre a madeira de teca da estrutura.
NÚmero de inventÁrio
2689 Mob MNSR
A destacar
Na representação de uma iconografia de carácter raro, reside a sua expressão mais relevante, onde a linguagem figurativa assume um carácter de autenticidade, num estilo de “reportagem” ou “documentário”, que o distancia de outros modelos ornamentais de linguagem estereotipada, conferindo-lhe um valor documental, revelando o domínio do quotidiano e privado dos portugueses na Índia de Quinhentos.
Copyright Porto Digital 2006 - Todos os direitos reservados