Home Quem Somos Opinião Contactos
B.I. da peÇa

Casas de Malakoff

Onde estou
Outras PeÇas em destaque
Descrição
Representação de um trecho de casario nos arredores de Paris, localizado num caminho em bifurcação. A marcação a negro das linhas rectas dos edifícios, praticamente todas oblíquas, e das do caminho nos planos mais próximos do observador e em torno do casario, em curvas acentuadas, transmite uma sensação de movimento e distorção, como se a imagem fosse vista através de uma lente. Os volumes simples, sem detalhes centram a atenção na construção geometrizante, através das diferentes manchas de cor e da orientação da pincelada.
Obra fulcral da arte portuguesa desta metade do século, o trecho de casario dos subúrbios de Paris seria também explorado em gravura e num auto-retrato de D. Gomes.
ColecÇÃo
Pintura
Data
1923
Medidas
Altura: 54 cm
Largura: 65 cm
Técnicas
Pintura a óleo sobre tela
Núcleo
Pintura Portuguesa – Modernismo
Autor
Simão César Dordio Gomes ( 1890 - 1976 )
Proveniência
Dórdio Gomes
A obra foi pintada nos arredores de Paris e permaneceu na posse do autor até 1951, data em que este a vendeu ao Museu.
Materiais
Óleo e tela
NÚmero de inventÁrio
983 Pin MNSR
A destacar
A arte portuguesa muitas vezes passou à margem das correntes artísticas de vanguarda ou assimilou-as anos depois do seu aparecimento. Esta obra destaca-se quer no contexto da obra do artista, quer no da arte portuguesa, por representar um momento raro de interpretação e cruzamento atempados da influência das vanguardas artísticas europeias.
Copyright Porto Digital 2006 - Todos os direitos reservados